Terminais e totens de autoatendimento

Como acertar na compra de um terminal de autoatendimento ou de um equipamento emissor de senhas?

Os terminais ou totens para autoatendimento se destinam a inúmeras aplicações, tais como a emissão de senhas de espera, o pagamento de cupons de estacionamento, a compra de ingressos de cinema, consultas e movimentações bancárias, consulta à serviços de informação, dentre muitas outras.

Totens de boa qualidade precisam reunir as seguintes características:

  • Deve ser elegante e compatível com a recepção da sua empresa: não pode ser grande demais se sua recepção tem pouco espaço de circulação, e não pode ser pequeno demais se ela for espaçosa.
  • Deve ser ergonômico e atender à norma NBR 15250.
  • Precisa oferecer acessibilidade aos equipamentos embarcados, tais como máquinas de pagamentos e impressoras de cupons.
  • O totem precisa ter um peso adequado e uma boa base de sustentação para oferecer estabilidade mecânica e não balançar durante o uso, além de não correr o risco de tombar sobre uma pessoa.
  • Os botões que ligam o totem e os equipamentos nele embarcados devem estar protegidos do acesso ao público.
  • As conexões elétricas dentro do totem devem estar organizadas.
  • Uma elevação mínima da base do piso com pés de nylon é recomendável se o local da instalação for objeto de lavagem com água.
  • deve ser fabricado em aço pois totens de madeira ou de fibra se danificam rapidamente. O aço deve ser tratado com uma pintura antioxidante (eletrostática a pó) para evitar a ferrugem.
  • Totens fabricados com chapas de aço muito finas são mais baratos porém menos duráveis, pois amassam com maior facilidade e os pontos de solda são mais frágeis. Sugerimos chapas mínimas de 1,2 milímetro.
  • Recomendamos que o totem possua um sistema de ventilação forçada pois os equipamentos eletrônicos embarcados geram calor, e terão sua vida útil reduzida na ausência de ventilação adequada.
  • Verifique se os equipamentos eletrônicos embarcados são de boa marca e procedência para garantir que seu totem encontrará serviços de manutenção adequados.
  • Avalie qual a facilidade para troca das bobinas de papel.
  • Avalie se comporta bobinas de papel com comprimento adequado. Bobinas com pouca metragem exigirão idas mais frequentes ao terminal para reabastecimento de papel e sofrerão mais interrupções de funcionamento para tal.
  • Avalie a facilidade de acesso aos equipamentos eletrônicos embarcados caso precisem de manutenção.
  • O computador embarcado precisa atender aos requisitos de memória, processamento etc. para estar de acordo com as aplicações de software que nele serão executadas.
  • Verifique se o fornecedor é o fabricante ou um revendedor intermediário do produto.
  • Avalie as condições de pós-venda e os termos de garantia.
  • Busque referências junto a outros clientes para saber sobre a qualidade do produto e confiabilidade do fornecedor.
  • Verifique se há fotos do produto em operação ou apenas imagens representativas.

Finalmente, responda a seguinte questão: quando você precisar trocar a tela por outra de um modelo diferente, qual será a solução possível para reposição?

Entre em contato conosco para saber a resposta.

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