INTEGRABILIDADE: o que isso tem a ver com o futuro da sua empresa

A cada dia os consumidores estão mais exigentes em relação aos serviços e produtos que recebem, com expectativas crescentes de rapidez na entrega e de qualidade. É como se a cada “G” adicionado nos nossos smartphones, 4G, 5G e os próximos G’s, a velocidade de fabricação dos produtos e da entrega dos serviços tivessem que evoluir com a mesma proporção, o que não se materializará no mundo real.

Para dificultar ainda mais a vida das pequenas e médias empresas no Brasil, são crescentes as dificuldades para contratar mão de obra qualificada e com custos compatíveis com as suas operações.

Neste cenário, é imprescindível automatizar e digitalizar processos, o que requer sistemas e equipamentos. Ocorre que, ao se considerar a velocidade surpreendente com que as novas tecnologias vêm surgindo, como evitar que o investimento feito agora não se torne obsoleto rapidamente?

Acreditamos que um dos caminhos é a INTEGRABILIDADE!

Em se tratando de sistemas da informação, INTEGRABILIDADE é a capacidade de um sistema ou aplicativo ser integrado a outros. Isto permite ampliar as capacidades dos sistemas e aplicativos existentes, incorporando a eles os recursos especializados dos demais.

Por exemplo, ao equipar o site da sua empresa com um chatbot ou uma loja virtual, a empresa contratada para fazer o site simplesmente o integrou com aplicativos que já executam estas funções e são oferecidos por outras empresas. Desta forma a contratada não precisou se preocupar em desenvolver códigos de programação para criar ela própria um chatbot, nem para que os pagamentos das compras realizadas na sua loja virtual chegassem à conta bancária da sua empresa.

A capacidade dos sistemas de chatbot e de pagamentos de serem facilmente utilizados pelo site da sua empresa e por tantos outros é justamente a sua INTEGRABILIDADE.

Ainda que INTEGRABILIDADE e INTEROPERABILIDADE se refiram a interações entre sistemas, em geral, na integração, um sistema se “conecta” a outros para adicionar recursos que não possui, enquanto na interoperabilidade os sistemas compartilham dados de interesse comum.

O que isto tudo tem a ver com o futuro da sua empresa?

Tem a ver com o fato de que nenhum fornecedor atual de sistemas é capaz de lhe oferecer tudo o que há disponível em termos de soluções tecnológicas. Por este motivo é necessário que as empresas evoluam para sistemas capazes de se integrar a outros, ou interoperar com eles, para assim usufruir dos avanços tecnológicos atuais e futuros criados por outras empresas, a menores prazos e custos para a sua.

Trabalho na SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento, onde a maior parte dos clientes são da área da saúde, e outros tantos da indústria, varejo, educação e cartórios. Há 35 anos a SEAT está focada em sistemas de gestão do atendimento, e percebemos que era vital equiparmos as nossas soluções com a INTEGRABILIDADE.

Tal qual os exemplos citados do chatbot e da plataforma de pagamentos, nossos sistemas de controle de filas e de sinalização em TV foram equipados com APIs(*) para serem facilmente integrados à outros sistemas, permitindo que ERP’s e demais sistemas dos nossos clientes possam usufruir das soluções maduras que fornecemos para a gestão da jornada de pacientes e clientes.

Com o lançamento do WEBCHECKIN, adicionamos ao nosso portfólio a possibilidade dos nossos clientes reduzirem o custo operacional das suas recepções, através (1) do preenchimento antecipado de formulários pelos clientes para reduzir o trabalho dos atendentes, (2) de acelerar os processos de check-in para reduzir a demanda por mão-de-obra, (3) da possibilidade de redução ou até da eliminação de totens de autoatendimento nas recepções com a adoção de códigos QR, que dão acesso às mesmas funcionalidades dos totens através dos celulares dos clientes, além de aumentar a fidelização dos clientes dos nossos clientes ao permitir que ingressem em filas de espera antes mesmo de chegarem aos locais de atendimento.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para ampliar a visão dos seus leitores sobre a importância de estabelecer conexões entre os diversos sistemas que irão auxiliá-lo nos processos de automação e de digitalização das suas empresas.

Um abraço,

Carlos Maass

Diretor Técnico da SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento